Sexta-feira, 22 de Março de 2019

Buscar  
Brasil

Publicada em 18/02/19 às 13:19h - 13 visualizações
13º VIEST – ROTA DO CHIMARRÃO / VENÂNCIO AIRES

Rádio Voz da Querencia


 (Foto: Rádio Voz da Querencia)

13º VIEST – ROTA DO CHIMARRÃO / VENÂNCIO AIRES

Localizada a130 km de Porto Alegre, Venâncio Aires une os vales do Taquari e do Rio Pardo e é conhecida nacionalmente como a Capital do Chimarrão, símbolo da hospitalidade e do acolhimento do gaúcho.

Povoado por índios, açorianos, negros, alemães e italianos, o município centenário tem raízes fortes no interior e na religiosidade dos seus mais de 70 mil habitantes.

Com uma diversidade de paisagens serranas e roteiros turísticos que fortalecem a riqueza do campo.

Os integrantes do ViEst (viagem de estudo) tiveram a honra de conhecer  “Rota do Chimarrão”, e principalmente as pessoas que são mais importantes, o calor humano encontrado a cada visita, a cada mate que fora oferecido, desde a chegada do grupo no Recanto do Chimarrão, onde foram recepcionados pelo Secretário de Turismo Sr. Nilson Lehmen e empreendedores  locais.

Começamos nosso tour por Venâncio Aires, pela Ervateira Elacy, guiados pela profissional Sonia Lang e ciceroneados pelo diretor da ervateira Sr. Gilberto Heck, que mostrou a todos os processos de produção e industrialização da erva mate.

Dando continuidade no roteiro, o grupo rumou para a Vila Palanque, onde foi recebido para um almoço junto à comunidade da Igreja São Martinho, igreja que fora construída em 1985, e sua nave principal encontra-se o altar  em estilo colonial, confeccionado em 1926. A casa canônica, em anexo a igreja construída em estilo colonial em 1930.

Botando o pé na estrada a próxima visita foi no viveiro de mudas Flor da Terra, uma grande variedade de flores, e principalmente  a experiência da extração e a estratificação, semeadura e muda para o cultivo da semente de erva-mate.

A agroindústria se fez presente no roteiro através das Conservas Coutinho, uma indústria familiar, com projetos futuros para receber turistas e interessados junto da lavoura, onde seus visitantes poderão ver de perto a matéria prima dos produtos comercializados, como hortaliças, legumes e frutas cultivadas na propriedade e preparadas em saborosas geléias. E a Chácara do Mel, numa florida propriedade com “caminhos encantados” pelas caixas de abelhas sem ferrão (Mirim), e a demonstração do seu modo de organização e produção de mel.

Também se destaca na Rota do Chimarrão as belezas naturais serranas em Venâncio Aires encontradas no Mirante Erdmann com a visão panorâmica da cidade e região. No Cerro do Baú, um mirante natural com  uma aura mística, com histórias sobrenaturais no local. A Figueira Centenária com mais de 300 anos, 25 metros de altura e uma copada que ocupa uma área de 500m², numa visão imponente e a trilha que contempla três quedas d’água, imperdível.

No aspecto cultural, o Viest visitou ervais e a Escola do Chimarrão, que foram recebidos pela diretora do Instituto Escola do Chimarrão Rejane Rüdiger Pastore, que traz ao visitante, o turista todo o conhecimento a tradição e o folclore que envolve o chimarrão, em oficinas pedagógicas juntando o entretenimento em brincadeiras em torno do mate.

Fechando esta matéria o Balneário Paraíso, administrado pelo jovem casal Luiz Henrique Ertel e Tainara Mello trazem uma proposta de entretenimento para Venâncio Aires e adjacências e também aos que visitam a cidade no período e veraneio, uma bela estrutura oferecia aos frequentadores  certamente uma bela opção de lazer a todos interessados a passar bons momentos.

 Jose Luis Biulchi

Jornalista/Repórter Fotográfico

(MTB/RS 14009 – ARFOC 603)

MQ Comunicação & Mídia

(51) 991385762

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 99164 Usuários Online: 5


051 91385762

Hora Certa

Publicidade Lateral
Redes Sociais




  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Encontro dos Porcinos
  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Trote do Alazão
  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Poesia A misteriosa morena da Sofia
  • CLaudio cardoso
    Cidade: canoas centro
    Música: batendo agua
  • EDUARDO SILVA DA SILVA
    Cidade: CANOAS
    Música: SONHO EM FLOR
  • Anahy Guedes
    Cidade: São luiz gonzaga
    Música: Nego Betão com Jorge Guedes & Família
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Fan Page

Fotos da Cidade
PROMOÇÕES

Nenhum registro encontrado.



Parceiros

Copyright (c) 2019 - Rádio Voz da Querencia - Todos os direitos reservados