Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

Buscar  
Brasil

Publicada em 31/03/17 as 19:08h - 98 visualizações
3º ESTEIO DA POESIA GAÚCHA

Rádio Voz da Querencia


 (Foto: Rádio Voz da Querencia)

3º ESTEIO DA POESIA GAÚCHA.

Competência e união de esforços, receita infalível para um grande evento.

Quando grifamos que o Esteio da Poesia Gaúcha é um festival que nasceu grande, não é uma figura de linguagem, a 3ª edição do Esteio da Poesia, fortaleceu esta afirmação, tanto no âmbito organizacional como artístico.

Há muito tempo que a cidade de Esteio procurava um evento que a projetasse no calendário de eventos culturais do Rio Grande do Sul, até mesmo porque a Expointer tem vida orgânica própria.

 O festival Esteio da Poesia Gaúcha veio para projetar o nome da cidade de Esteio entre os grandes encontros culturais do Rio Grande do Sul  que se comprova no vertiginoso crescimento e procura pelos maiores artistas ligados na arte declamatória, a terceira edição reuniu um dos maiores coletivos de artistas premiados em suas categorias no Rio Grande do Sul, tanto amadrinhadores, declamadores e poetas.

Um festival idealizado por Djalma Corrêa Pacheco e Paulo Roberto Domingues Vargas,  já ultrapassa duas gestões públicas municipais e está garantido até 2008, outros fatos positivos do festival, foram: a ajuda de custo foi depositada dois dias antes do festival por depósito bancário, e também o alojamento junto ao parque Assis Brasil para os participantes que vem do interior, demonstrando assim a seriedade e o respeito da organização do festival para com os participantes. Isso apenas comprova que um projeto bem estruturado não se torna custo, mas investimentos para o município, investimento que cresce a olhos vistos a cada edição do Esteio da Poesia.

Falando agora do festival, da parte competitiva, que teve a apresentação do payador Paulo de Freitas Mendonça, que abrilhantou a noite fazendo versos a cada trabalho que subia ao palco.

O show de abertura do festival foi de Vladimir Guará musico pratada casa e em seguida começou a etapa final do 3º Esteio da Poesia Gaúcha, que ficou a cargo de um trio de avaliadores Jurema Chaves, Liliana Cardoso e Henrique Fernandes, diga se de passagem tarefa ingrata, classificarem os melhores em suas categorias, que ficou assim:

 Amadrinhador: 1º lugar Leonardo Pinho, 2º lugar Clênio Bibiano da Rosa e 3º lugar Henrique Scholtz.

Declamador: 1º lugar Romeu Weber, 2

º lugar Neiton Perufo e 3º lugar Kassiana Oliveira.

Poesia: 1º lugar "O mistério das palhas" de Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam, 2º lugar  "Um poema no sul" de Caine Teixeira Garcia e 3º lugar "O efeito do isolamento" Maximiliano Alves de Moraes.

O melhor tema apresentado no palco foi "O mistério das palhas" poema de Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam, declamador Romeu Weber e amadrinhador Geraldo Trindade.

Ao receber a premiação de melhor declamador, Romeu Weber, lembrou o começo difícil que os aficionados pela arte declamatória tiveram pelos anos 70, onde os encontros de poesias eram escassos, citou o sinuelo deste movimento na cidade de Pinheiro Machado, também destacou um dos segredos do sucesso do Esteio da Poesia foi a romaria dos organizadores pelos rodeios e festivais divulgando e promovendo a cidade de Esteio e o festival.

O show de intervalo de alto nível a cargo do piá Benicio do Itaqui, o cantor Elton Saldanha, que mostrou toda a sua versatilidade e talento para um público que lotava a casa de cultura Lufredina Araujo Gaya.

Já estamos aguardando pela 4º edição do Esteio da Poesia Gaúcha, parabenizamos a todos que de alguma forma trabalharam pelo o brilhantismo deste grande evento, e um abraço especial aos parceiros Djalma Corrêa Pacheco e Paulo Roberto Domingues Vargas.

Jose Luis Biulchi de Souza

Jornalista/RepórterFotográfico

MTB/RS 14009 - ARFOC 603




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 45331 Usuários Online: 17


051 91385762

Hora Certa
Publicidade Lateral
Redes Sociais




  • Simone
    Cidade: CANOAS
    Música: Diário de um Fronteiriço - Grupo Quero-Quero
  • Marco
    Cidade: Canoas
    Música: Batendo Água
  • Rogerio Fritsch
    Cidade: Porto Alegre
    Música: Wilson Paim - Um Pito
  • rodolfo pacheco
    Cidade: canoas
    Música: querencia amada
  • Hilton Luiz Araldi
    Cidade: Passo Fundo
    Música: Toca uma do Gildo de Freitas
  • Hilton Luiz Araldi
    Cidade: Passo Fundo
    Música: de noite ao tranquito
No Ar
ENTARDECER DA QUERÊNCIA com José Luis Biulchi
Fan Page

Fotos da Cidade
PROMOÇÕES

Nenhum registro encontrado.



Parceiros

Copyright (c) 2017 - Rádio Voz da Querencia - Todos os direitos reservados