Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

Buscar  
Brasil

Publicada em 06/02/17 às 08:11h - 173 visualizações
“UM ATO DE FÉ NAS ÁGUAS DO GUAÍBA”

Rádio Voz da Querencia


 (Foto: Rádio Voz da Querencia)

"UM ATO DE FÉ NAS ÁGUAS DO GUAÍBA"

A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, o maior ato de fé dos porto-alegrenses, chega em sua 142ª edição.

Até 1989, a procissão era fluvial, foram 114 edições, e após quase 20 anos proibida, em 2009, ela retornou, voltou a Nossa Senhora dos Navegantes singrar as do Guaíba.

Num ato religioso e democrático, a procissão se notabiliza pelo sincretismo afro-brasileiro, que a Nossa Senhora dos Navegantes "A Rainha das Águas", ou então a Mãe Iemanjá significam e tornam  essa a maior demonstração de fé do povo gaúcho.

A Editora Minha Querência não podia se olvidar desse momento, de estar presente num evento de tão grande grandioso  para o nosso Porto dos Casais.

O segundo fato de relevância naquele dia 02 de fevereiro para Porto Alegre, foi a volta do Barco Cisne Branco a participar da procissão fluvial, mas esta participação emocionante, vamos deixar que a Adriane Hilbig, a proprietária do Cisne Branco, nos conte deste sentimento: "HÁ UM ANO ATRÁS O CISNE ESTAVA ABATIDO", continuou Adriane: "Um dos momentos mais tristes do processo de reflutuação do Cisne Branco, quando a passava a procissão no ano passado e nós estávamos com ele naufragado e os trabalhadores pararam naquele momento em respeito a Santa. Passou a procissão que a gente acompanhava a tantos anos (desde 1978) que é bastante importante para os barcos, marinheiros e fiéis, foi um sentimento ruim mesmo".

Mas hoje a gente está aqui, a Santa fez uma lavagem geral no Cisne Branco, e hoje estamos aqui, recuperados e participando, está sendo um momento muito bom, completou Hibig.

"Ó Nossa Senhora dos Navegantes, protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem minha embarcação e que monstros nenhum, nem incidentes imprevistos causem alterações e atraso á minha viagem...

...A embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa senhora dos navegantes, rogai por nós".

 

Jose Luis Biulchi de Souza

Jornalista/ Repórter Fotográfico

MTB RS 14009- ARFOC 603

Editora Minha Querência

(51) 64686333

Sergio Lemos

Reporter Fotográfico

ARFOC 858

   




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 79689 Usuários Online: 48


051 91385762

Hora Certa
Publicidade Lateral
Redes Sociais




  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Encontro dos Porcinos
  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Trote do Alazão
  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Poesia A misteriosa morena da Sofia
  • CLaudio cardoso
    Cidade: canoas centro
    Música: batendo agua
  • EDUARDO SILVA DA SILVA
    Cidade: CANOAS
    Música: SONHO EM FLOR
  • Anahy Guedes
    Cidade: São luiz gonzaga
    Música: Nego Betão com Jorge Guedes & Família
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Fan Page

Fotos da Cidade
PROMOÇÕES

Nenhum registro encontrado.



Parceiros

Copyright (c) 2018 - Rádio Voz da Querencia - Todos os direitos reservados