Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

Buscar  
Brasil

Publicada em 16/01/17 às 00:33h - 252 visualizações
LENORA HORN SCHENEIDER
UMA VIDA VOLTADA AO TURISMO

Rádio Voz da Querencia


 (Foto: Rádio Voz da Querencia)

LENORA HORN SCHNEIDER

UMA VIDA VOLTADA AO TURISMO

 

A Editora Minha Querência em sua proposta de valorização de seus editoriais e, tendo o turismo, a cultura regional e o agronegócio em seu DNA,visitou a Noratur Trade Turístico e Negócios para uma descontraída entrevista com uma das divas do turismo gaúcho, a Sra. Lenora Horn Scheneider, que nos relatou um pouco da sua vivência, sua trajetória até empreender  a Noratur e também seus auspiciosos projetos na esfera do turismo gaúcho e nacional. Acompanhem esta entrevista desta personalidade do turismo brasileiro.

          RVQ:     Lenora Horn Scheneider, turismologa, com mais de 30 anos de serviços prestados para o turismo gaúcho, gostaria que você nos falasse um pouco da Noratur e de sua trajetória no turismo:

          LHS:     Minha experiência é totalmente na área do poder público, e agora também na área privada, pois hoje trabalho na Noratur, empresa que foi criada em 2011, nosso objetivo foi dar a ela uma identidade, este é o nosso papel como gestora. Me orgulho muito de ter uma vida dedicada ao setor, me formei em turismo na PUC, fui uma das primeiras alunas do curso de turismo, hoje, com muito orgulho, sou a primeira servidora pública aposentada como técnica em turismo do estado do Rio Grande do Sul.

Isso me deu a expertise de gerar produtos e de articular grandes negócios, este é o propósito da Noratur Trade Turístico e Negócios, trade exatamente porque agente envolve este mercado, o agenciamento, a hotelaria, os transportes, a alimentação e também a mídia, não fazemos turismo sem comunicação, acreditamos que nestes cinco anos nós priorizamos ter parceiros dentro da área da comunicação conosco, a própria ABRAJET e agora a ADJORI estão conosco, gostaríamos de mostrar para a imprensa a importância do turismo, além do setor econômico também tem o  lazer.

E temos alguns projetos que viemos trabalhando nestas décadas do turismo que trouxemos para a pessoa jurídica Noratur. São projetos patenteados. Somos bastante criativos e o turismo nos dá esta abertura, temos que ter muito jogo de cintura, o segmento econômico flutua muito na parte cambial, tem épocas que é bom ir pro Mercosul, tem outras que é bom ir pros Estados Unidos e outras  para a Europa.

Há um fluxo muito grande de pessoas interessadas em viver bem, eu acho que trabalhamos muito e precisamos do lazer, as viagens são fundamentais e quando viajamos nós ganhamos um ano de vida. Enfim, a Noratur tem o papel de agenciamento e o foco na comunicação.

          RVQ:     Agora Lenora, gostaríamos que você nos apresentasse os produtos e eventos que a Noratur promove:

          LHS:     Temos o Conversando Sobre Turismo, que é realmente apaixonante, um trabalho que nos propomos a planejar e realizar mensalmente, um produto que nós registramos, pois já tínhamos uma experiência anterior no setor público,  e que depois foi deixado ao léu, era realizado por mim quando estava na Secretaria de Turismo, e quando eu saí, o projeto morreu.

Não dá para deixar morrer um produto que é tão importante, que é tão articulador e que nos dá tanta visibilidade. Foi um projeto que encerrou  em 2005, chegamos a fazer 77 edições, foi um evento grandioso e articulador de vários segmentos, quando montamos a Noratur em 2011, trouxemos o Conversando Sobre Turismo. Houve um chamamento das pessoas, das lideranças do setor, umas das incentivadoras  foi a Sueli Ribeiro, presidente Sindicato dos Guias de Turismo, o trade pedia a volta do evento pois ele não podia acabar. Então no dia 23 de abril de 2013, fizemos a  primeira edição no Centro Cultural Érico Veríssimo, quando estávamos desenvolvendo um projeto  cultural chamado "Legado Açoriano", um projeto que a Noratur desenvolveu em conjunto com o Instituto Cultural Português. Os Açores é uma paixão nossa de muitos anos, um projeto que nós viemos desenvolvendo desde 1985,  os caminhos Açorianos no Rio Grande do Sul,  é algo de nossas origens.

Por tudo isso o Conversando se torna um evento do coração, reunimos todo mês, amigos, parceiros, formadores de opinião e profissionais da área. Porque o nosso objetivo é ter esse ponto de encontro, mostramos os espaços para eventos em Porto Alegre e no interior também, além de mostrar estes espaços, trazemos também tendências, palestrantes, assuntos que são do interesse de todos nós e no final aquele momento gostoso, onde é feito o lançamento de novos produtos gastronômicos de bebidas e alimentos em geral, também é feita aquela troca de cartões, no qual são passadas informações um para o outro.

          RVQ:     Outro evento da Noratur que tem a marca registrada é o Arroz Amigo, com mais de 23 anos de existência, nos defina esse evento:

          LHS:     Surgiu de uma ideia de amigas em formar uma confraria, o nosso lema sempre foi "Semear a integração, colher amizade e praticar solidariedade", ele foi criado por executivos de turismo desde 1994, no Festival de Turismo de Gramado e objetiva fazer a confraternização, praticar solidariedade, quando os convidados trazem alimentos não perecíveis, que doamos a uma instituição, principalmente integrar os diversos segmentos desta cadeia produtiva que a do turismo.

O Arroz Amigo tem o foco na culinária a base do arroz, estão sempre no cardápio:  bolinho de arroz, o arroz de carreteiro, o arroz com carne (conhecido como arroz de alambrador), e o arroz de leite em função da culinária açoriana vinda de Pelotas. Queremos buscar o patrocínio porque ele é o maior evento do gênero, conhecido nacionalmente, mais de três toneladas de alimentos já arrecadados e mais de 100 mil pessoas já passaram por este evento nas 22 edições.

Esta foi Lenora Horn Scheneider, com suas valências e expertise, juntamente com os seus produtos criados ao longo do tempo de uma carreira exitosa dentro do turismo, podemos citar um pensamento de Confúcio: "Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida".

 Como vimos a Noratur torna-se em pouco tempo, mas com muito trabalho, uma referência de empreendedorismo dentro do trade. A Rádio Voz da Querência se sente muito honrada em fazer parte do universo da Noratur Trade Turístico e Negócios, e que nesse ano que se inicia, possamos continuar com tão exitosa parceria.

 

Jose Luis Biulchi de Souza

Jornalista / Repórter Fotográfico

MTB/RS 14009 e ARFOC 603

Sergio Lemos

Repórter Fotográfico

ARFOC 858

Juarez Machado

Repórter Fotográfico

MTB/RS 18528

Editora Minha Querência

(51) 34686333

 

.

 

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 79733 Usuários Online: 91


051 91385762

Hora Certa
Publicidade Lateral
Redes Sociais




  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Encontro dos Porcinos
  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Trote do Alazão
  • Bajes Nunes
    Cidade: Alegrete-RS
    Música: Poesia A misteriosa morena da Sofia
  • CLaudio cardoso
    Cidade: canoas centro
    Música: batendo agua
  • EDUARDO SILVA DA SILVA
    Cidade: CANOAS
    Música: SONHO EM FLOR
  • Anahy Guedes
    Cidade: São luiz gonzaga
    Música: Nego Betão com Jorge Guedes & Família
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Fan Page

Fotos da Cidade
PROMOÇÕES

Nenhum registro encontrado.



Parceiros

Copyright (c) 2018 - Rádio Voz da Querencia - Todos os direitos reservados